sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Organizar a bijuteria

Para quem gosta de jóias e/ou bijuterias e tem bastantes peças (como é o meu caso), organizá-las torna-se um desafio! Cada um vai arranjando a sua forma pessoal de se organizar, consoante o espaço e os meios que tem à disposição.

O mais comum é não ter forma nenhuma e por isso as bijuterias estarem ao monte, dispersas por várias bolsas, caixas e caixinhas... O que provoca colares enrolados, fios com nós, brincos sem par e anéis que desaparecem... E uma carga de nervos quando queremos encontrar alguma coisa! :-)

Em apenas três passos é possível criar um sistema de organização para as suas peças!

1. Compartimentar
Comece por tirar tudo para fora para reorganizar (lembre-se que a arrumação começa sempre com mais desarrumação!). Este passo vai permitir ter uma noção do que tem e do tipo e quantidade de compartimentos que vai precisar. Tem ainda de decidir se consegue adaptar os meios que já possui ou se vai ter de os substituir por novos.

A maioria das caixas existentes para este fim no mercado são projetadas para armazenar anéis, colares, etc, em compartimentos separados (mais adequadas para jóias propriamente ditas). Mas em vez disso também se pode organizar por ocasião (dividindo as peças em casuais e formais), por conjuntos, por cores... É uma questão de imaginação e daquilo que nos vai dar mais jeito.


2. Encontrar a melhor localização
Pense quais são as suas rotinas, onde se veste, como e quando usa as suas jóias/bijuterias...

Antes de comprar quaisquer novas caixas ou divisórias, também é importante decidir o que pretende manter a uso diário, mais "à mão de semear".

3. Proteger as suas jóias
Quer o valor das suas peças seja monetário ou sentimental, elas são tesouros, muitas vezes insubstituíveis. Organizá-las agora garante uma maior vida útil para as poder desfrutar.


E não se esqueça ainda: Salve-se (e às suas jóias), mantendo um recipiente perto do lavatório, na casa-de-banho; um pequeno porta-jóias na sua cómoda ou mesa-de-cabeçeira; e uma bolsa na mala, para aqueles momentos do dia em que tem que remover as suas jóias. Boas dicas para não perder nada!




Adaptado de http://www.oprah.com/article/omagazine/home_200405_jewelry

Sem comentários: